Comment

Publicação de Andrea Duque na Revista Claudia

Captura de Tela 2019-03-26 às 11.52.13.png

SUA VIDA

12 atitudes que você pode adotar para ter um 2019 melhor

Uma das dicas da coach Andrea Duque é eliminar o que não é mais necessário; veja outras

Por Da Redação

O ano de 2018 está na reta final e nada melhor do que começar os próximos 12 meses com novos sonhos e objetivos. A coach Andrea Duque, comunicadora social, fez uma lista de novas atitudes para você conseguir melhores resultados pessoais e profissionais em 2019.

Veja abaixo:

1. Desapegue

Elimine o que não é mais necessário. Olhe para sua vida e se pergunte: o que está em excesso? Não somente em termos materiais, mas aí dentro de você, o que está em excesso? O que você pode ir deixando por aí?

2. Termine aquilo que começou

Realize aquilo que você deseja, sem procrastinar. Conclua a tarefa e não a deixe para amanhã.

3. Não viva no mundo da lua

Priorize a realidade e não a ilusão. Ou seja, veja as coisas como elas de fato são e não como aparentam ser. 

4. Escute seu interior

O corpo fala. Observe o que seu corpo está dizendo! Não ignore uma dor, cada canto do nosso corpo representa algo. Comece a perceber além das aparências. Uma dor no pé pode estar te convidando a olhar como você está caminhando na vida.

5. Pense

Bons pensamentos influenciam na boa saúde. Não existem pensamentos em vão, ou seja, todo pensamento cria uma forma.

6. Contribua

Seja colaborativo! Coloque-se em estado de cooperação.

7. Cuidado com o que fala

Não fale mal dos outros! Seja indulgente, no sentido de não rebaixar o outro, pois toda vez que falamos “mal” de alguém estamos rebaixando a pessoa, colocando ela em posição inferior.

8. Seja atenciosa

Dê a sua atenção! Quando prestamos atenção no outro, fazemos caridade. Dar atenção engloba muitas coisas, uma delas, por exemplo, é ter uma escuta aberta. Talvez você não possa ajudar as pessoas com dinheiro ou com coisas materiais, mas você pode ser caridoso as ouvindo. 

9. Foque

Acredite somente na abundância e não na escassez. Nós vamos para onde nosso foco está. Caminhamos na direção de onde nossa visão e nosso olhar estão.

10. Crie

Valorize as suas ideias! Olhe-as com cuidado. Não jogue fora, não menospreze, não diminua. Elas são o teu princípio de criação, vieram de dentro de você.

11. Autonomia

Segurança significa segurar-se em si mesmo. Apoiar-se. O quanto você se apoia? Ao invés de pensar que precisa de segurança, olhe para você! Você é a sua segurança. Tem muita coisa aí dentro de você que te sustenta.

12. Crer para ser

A fé que você tem na vida, que você tem nas coisas, precisa te trazer alívio. Esse é um grande sinalizador. Que 2019 traga a força para que você promova as mudanças desejadas

Comment

Comment

VOCÊ CONSTRÓI OS RESULTADOS QUE ACREDITA!

O que são crenças? São aquelas coisas que aceitamos como verdadeiras, sejam elas verdadeiras ou não. 

Uma crença é verdadeira para você, ela representa sua experiência mas não seu potencial. Crenças são baseadas em nossas experiências passadas e nos dão suporte para agir no presente.

A razão da máxima: "As crenças criam nossa realidade", é porque agimos e fazemos escolhas apoiadas no nossos sistema de crenças, pois todos os nossos pensamentos, palavras e ações dependem de nossas crenças.

Se eu acredito que não posso fazer algo, não tentarei fazer isso, mesmo que não tenha feito uma tentativa para saber se é ou não possível para mim.

Pense em algo que você queira muito, algo que você realmente gostaria de fazer ou uma mudança que você faria em sua vida. Qual é o seu primeiro pensamento sobre isso?

Que isso não irá acontecer, não pode acontecer, será impossível, o que as pessoas vão dizer, como isso irá acontecer? Você pode dizer algo como "Eu sei que isso não pode acontecer".

É natural  tentarmos evitar o fracasso, a rejeição e a humilhação, então não seguimos em nenhuma direção que possa resultar nessas coisas.

Claro, você pode ter a crença de que não pode fazer algo, mas e se você tentar de qualquer maneira só para ver se você pode? Você poderia se surpreender.

CRENÇAS SÃO A SUA VERDADE, 
MESMO QUE ELAS NÃO SEJAM VERDADEIRAS

Ao desejar resultados diferentes, mudança ou qualquer transformação devemos considerar reconhecer as crenças que criam a realidade com a qual não estamos mais felizes. Você já parou para olhar a sua cesta de crenças? Compreender e conhecer o seu sistema de crenças é o que o deixará livre, avançando, fluindo e pode nos abrir para o potencial de uma realidade que nos traz alegria e satisfação.

Qualquer coisa que você queira mudar, requer uma mudança em seu sistema de crenças. Toda intenção de transformação e mudança deve ter uma crença correspondente que dê suporte. Caso contrário, o alinhamento não existirá e você não poderá criar a mudança desejada.

Você está pronto para fazer algumas transformações na vida? Comece não se  concentrando em seus pensamentos, concentre-se em suas crenças. Lembre-se,  suas crenças são verdadeiras para você e se baseiam em suas experiências passadas, criando a sua realidade de acordo com a sua verdade. Mas não representam seu potencial e o potencial deve ser ancorado em novas verdades não importa qual tenham sido suas experiências passadas.

 

Por Andréa Duque 

Núcleo de autogestão da Unipaz SP

Inspirado no texto de Jennifer Hoffman

Comment

Comment

Do estresse aos grandes conflitos a resposta esta em nós mesmos - Matéria publicada pela ABRH Brasil.

Por Andréa Duque*

Já sabemos que há uma infinidade de doenças relacionadas ao estresse no dia a dia. São quadros que vão desde problemas simples, como alergias, até casos extremos, como complicações cardiovasculares. Aliás, é curioso notar como doenças tão variadas possam ter origem em uma questão psicológica tão corriqueira. Porém, diferentemente do que seria natural supor, pouco se fala em profundidade a respeito das causas do estresse em si.

O senso comum costuma relacionar o problema a condições cotidianas, como excesso de trabalho ou crises familiares, uma noção um pouco distorcida do que ocorre de fato. Afinal, há muitos profissionais que crescem justamente diante de grandes adversidades. Um exemplo disso são os executivos que mostram seu valor a partir de grandes crises financeiras. Nesse caso, a questão econômica, em vez de se transformar em puro estresse, trazendo todos os malefícios decorrentes, é convertida em combustível para mudanças estruturais vitais para a saúde financeira da empresa.

O fator gerador do estresse não são as situações adversas em si

Assim, fica claro que o fator gerador do estresse não são as situações adversas em si, mas a forma como lidamos com elas. Então, a pergunta que fica é: por que aquela situação me trouxe tantas emoções negativas? Qual é a raiz do problema?

Nesse contexto, é importante observarmos um fator que leva para uma série de conflitos internos e externos e, no final, ao estresse. Diferentemente do excesso de trabalho ou das crises familiares, esse gatilho é pouco difundido. Pior ainda: costuma ser considerado um sentimento inofensivo. Estou falando do apego.

É normal nos apegarmos. Esse hábito faz parte de nosso ego e serve como uma ferramenta para que possamos nos defender de situações adversas. Por outro lado, é a porta de entrada para uma série de emoções destrutivas que geram muito estresse, como rejeição, indiferença, raiva, ciúmes e outras.

O tipo de apego mais evidente para a maioria das pessoas é o afetivo, quando amamos alguém. Algumas vezes, pensamos que temos posse de determinada pessoa e passamos a ser mais exigentes, esperando ou mesmo exigindo o que o outro não pode cumprir. Daí vêm os as emoções negativas mencionadas anteriormente.

Por outro lado, o apego pode ser dirigido a coisas, como objetos de valor financeiro ou sentimental, e até mesmo a ideias – alguns, preocupados em terem seus projetos de negócios “roubados”, acabam jamais compartilhando suas ideias com outros, deixando de receber feedbacks importantíssimos, às vezes determinantes para o sucesso da empreitada.

Ao meditarmos, usamos a respiração como uma bússola que nos orienta pelo caminho da interiorização

Já imaginou quantos problemas enfrentamos por conta do apego? Imagine grandes líderes apegados obstinadamente às próprias ideias autoritárias o que não são capazes de fazer?

Se o apego faz parte do nosso ego, mas, ao mesmo tempo, é a raiz de tantos problemas, o que devemos fazer para lidar com ele? A solução não é simples, mas todo o processo começa pela mais elementar das ações: respirar. Mais especificamente, meditar.

Ao meditarmos, usamos a respiração como uma bússola que nos orienta pelo caminho da interiorização. Esse processo permite entrarmos em contato com o nosso íntimo, dando início a um processo de autoconhecimento, pois quando temos toda a atenção voltada para nós mesmos, aprendemos a conhecer melhor os nossos próprios sentimentos. E assim podemos identificar onde está o apego.

Na prática meditativa, sempre que um pensamento indesejado vem à tona, damos um gentil sinal mental para que ele vá embora e lembramos de voltar o nosso foco à respiração. No dia a dia, o mesmo processo deve ocorrer. O apego, por ser inerente à natureza humana, irá se manifestar constantemente.

Cabe a nós usarmos o autoconhecimento obtido na meditação para identificar quando estamos tomando atitudes impulsionadas pelo apego ou se pelo bom-senso. Se a causa for o primeiro caso, basta colocar em prática o que se aprendeu na prática meditativa e gentilmente afastar essa ideia de sua mente, como se fosse um pensamento fora de lugar.

O processo é longo e a meditação é apenas a primeira parte. Mas se começarmos a praticá-la periodicamente, já daremos um salto enorme para abandonar as emoções negativas que causam tantos problemas, desde o estresse do dia a dia até grandes guerras.

link da materia publicada:

http://www.abrhbrasil.org.br/cms/materias/do-estresse-aos-grandes-conflitos-resposta-esta-em-nos-mesmos/

Comment

Comment

Dicas valiosas para você ser um bom comunicador!

Comunicação Falada!

 

Por Andrea Duque,

 A cerca de 200 mil anos, quando surgiu a linguagem, surgiu também a comunicação falada como a maior força de expressão, de nossas ideias, desejos e de quem somos.

Quando pensamos na fala, parece algo natural, inerente ao nosso esforço. A comunicação falada esta tão naturalmente ligada a nós, que nem pensamos sobre ela.

Mas quando chegam os desafios diários e profissionais, somos convocados a desenvolver esta potente e grande ferramenta que é a nossa comunicação falada.

Geralmente nosso enfoque é na elaboração do projeto, das ideias e não na forma de comunicá-la. Sem a habilidade de “apresentar” um excelente produto, serviço, projeto ou campanha pode simplesmente morrer no papel.

Pensando nisso, separei algumas sugestões para você potencializar sua comunicação falada:

  • Honre a sua ideia, se preparando antes de apresentá-la. Use uma técnica de respiração para equilibrar seu corpo físico, mental e emocional. A respiração suave, tranquila nos deixa atentos e abertos, proporcionando um alinhamento de nossas funções psíquicas.

  • Leve você! O que quero dizer com isso é trazer para consciência, que você é singular, portanto, suas características e atributos são a forma única que você utiliza para se expressar. É sua autenticidade. Lembrar delas é uma técnica para torná-las mais visíveis.

  • Invista em conhecer bem suas melhores características e principalmente seja generoso com você mesmo, escreva uma lista com pelo menos 10 características positivas, isso é importante para construir sua persona comunicativa. No processo de aprendizagem para potencializar sua comunicação falada e na construção de um comunicador eficaz que engaja sua audiência, é essencial aprender a focar nos atributos positivos.

  • Valide para você mesmo constantemente estas características! Nesta fase além de reconhecer sua característica é preciso validar!

  • Conhecer a potencia de sua voz e as inúmeras possibilidades que podem surgir dela é fundamental. Não existe voz "ruim" existe falta de conhecimento e treinamento adequado! O treinamento de voz é uma ferramenta que amplia a interpretação e expressão do conteúdo.

  • Ensaiar! Treine a sua apresentação com intenções diferentes (por ex: coloque intenção de raiva, amorosidade, entusiasmo etc...). Varie o tom, faça uma vez em voz bem alta e depois com a voz bem baixa. É no ensaio que você terá outra percepção sobre a forma de apresentar sua ideia, você irá se ouvir de forma diferente, abrindo novas possibilidades na comunicação falada.

É importante que um comunicador de suas ideias busque entender o princípio da palavra comunicação, do latin communicare, usar em comum, partilhar! Partilhar verdadeiramente, expressar suas palavras com consciência, identificando o sentimento e a intenção em cada frase; um trabalho que requer uma genuína vontade de olhar para si mesmo e de partilhar verdadeiramente.

 

 

Comment

Comment

Ford - 50 anos em Taubaté

IMG-20180425-WA0009.jpg

Sabe aquele evento que tudo dá certo, perfeito, 50 anos da Ford em Taubaté, organização e produção da agencia @llacuna_de e direção artistica do amado @ivan_oliveira_piracicaba

Comment

Comment

FMC - Clube da Fibra

Evento Clube Fibra FMC, super obrigada a equipe da @innova_aatb evento impecável equipe afinadíssima direção art. @ricardo_rizzo roteiro @delisieemarinho

Comment

Nesta construção coletiva todas as empresas e participantes ganham o jogo! Show Case Chicago|Caravelas!

Comment

Nesta construção coletiva todas as empresas e participantes ganham o jogo! Show Case Chicago|Caravelas!

Empresas  que se unem para realizar um evento obtêm  resultados significativos. Na construção do evento " Show Case Chicago/Caravelas", todas  as empresas envolvidas levaram sua excelência em prestar serviços:

O Hotel Boubon Ibirapuera com seu espaço e serviços impecáveis de Coffee e  welcome, vídeos produzidos pelo video maker Marcelo Rodrigues ( videos)  , fotos do evento e deste post de  Andre Rosa (fotos), os delicados prêmios com o Lieben Chocolates Finos (uma delícia),  toda estrutura audio visual  da Focus  e com apresentação de Andrea Duque da AD. Tudo orquestrado pela GAR grupo Azevedo Ramirez que nos convidou para esta construção coletiva!  

O RESULTADO ? Foram mais de 500 participantes levando para vida uma experiência de liderança, negociação, trabalho em equipe, visão sistêmica, planejamento entre outras, que o jogo Chicago e Caravelas proporcionaram! Quer saber mais? www.gar.com.br

Veja os vídeos (Marcelo Rodrigues) e entenda porque nesta construção coletiva, todos as empresas e participantes ganham o jogo!

Comment

Comment

Criando o melhor para você #2 RP

Você quer o melhor para você? 
Você pode criar intencionalmente seu bem estar,  tudo uma questão de aprendizagem, treino e onde você coloca sua atenção.
Quer tentar? Vamos nessa?

Assista o video no canal Andrea Duque no  youtube, ou clique abaixo:

Comment

Comment

Mudança

As vezes bate aquela vontade de mudar, `as vezesé a mudançaque bate na porta, ou ainda ela nem bate entra, simplesmente chegando sem avisar. Há aquelas que vão chegando de mansinho, devagar , mas há  também aquelas arrebatadoras que chegam chegando…Pode ser uma vontadede mudar de casa, mudar “a” casa, mudar algo de dentro que esta incomodando, mudar algo de fora que não gostamos, mudar de relacionamento,  mudar as pessoas, mudar de emprego, posição, cargo, mudar até a vontade.

A mudança é uma constante!  

Pera aí,  fiquei confusa! Constante é algopermanente, progressivo, contínuo, que é estável, inalterável, imutável, fixo. Como é que “mudança“ é algo imutável, permanente?

Mudança é algo que irá te acontecer e isso não vai mudar. 

As mudanças, desde as pequenas até as gigantes serão permanentes na minha, na sua vida.

Portanto resolvi por livre e espontâneo entendimento que, sendo a mudança uma constante, vou dar as mãos a ela.

Vou dar as mãos a este campo desconhecido e ficar de bem com a incerteza de uma experiência nova que precede a mudança.

Sendo assim, para dar as mãos e caminhar junto, é preciso abrir os olhos da percepção para sermos capazes de enxergar novas formas de VER. Mudar o olhar sobre a mudança.

Treinar a consciência para aprender a ver.

Porque quando mudo a forma de VER,  eu mudo tudo.

Eu mudo resultado!

 

Comment

Comment

O protagonista de suas apresentações é você!

Muito se falou sobre o storytellige como aplicar seus princípios em apresentações e discursos para engajar seu público!

Claro é muito importante pensar na sua apresentação, com introdução, desenvolvimento e conclusãoe ainda acrescentar um momento de clímax . Mas quando falamos em princípios de storytelling temos que ter  antes, um olhar cuidadoso no individuo que conta a historia, no apresentador, pois  quem colore, dá brilho na historia é o contador. Mesmo uma excelente historia corre o risco de se esvaziar  dependendo da “forma” queé contada. E a “ forma”  a que me refiro é  a “persona comunicativa” contadora desta historia, o contador, apresentador.

Como tornar visível a persona comunicativa, a expressão única  deste contador de historia, com todos os encantos em sua forma deexpressar?

Procure  antes das suas apresentações,   investir em uma atividade  que proporcioneredescobrir e potencializar a sua persona comunicativa,   em tornar visível oapresentador que existe em você, conhecendo e investigando o que sua voz é capaz e  treinar  um olhar aprofundado  sobre suas características, treinar  sua presença e confiança em publico para que você que conta a historia,  esteja inteiro para interagir com o outro e  ai sim, engajar e inspirar as pessoas!

Acredito que um contador que desenvolveu primeiramente suas potencialidade como comunicador  suas apresentações  serão envolventes, bem sucedidas e encantará a platéia. 

 Andrea Duque

Comment

Comment

Convenção DOW

Uma delicia fazer este evento,equipe alinhada e bem humorada, item importante para sucesso do evento! Doe comemorando grandes resultados em 2016! Parabéns a todos!!!

Comment

Comment

2017 Ambev SEALS

Bravos a luta! Ambev reune colaboradores em um evento gigantesco mais 1500 pax, muito conteudo, premiações e claro muita cerveja! Organizado pelo Banco de eventos direção  artistica Danilo Dallacqua e Augusto Tiburtius ! 

Comment